O CEO da fabricante japonesa de equipamentos ópticos Olympus, o alemão Stefan Kaufman, pediu demissão após supostamente comprar drogas ilegais, anunciou a empresa nesta segunda-feira.
Kaufmann assumiu o cargo de CEO em abril de 2023, depois de integrar o conselho de direção da empresa desde 2019. Ele passou a trabalhar para a unidade europeia da Olympus em 2003.
As ações da Olympus registraram queda depois que a empresa pediu desculpas em um comunicado "pela preocupação que isto provocou aos acionistas, clientes e todas as partes interessadas".
"Ao receber uma denúncia de que o sr. Stefan Kaufmann havia comprado drogas ilegais, a Olympus, em consulta com uma assessoria jurídica externa, investigou os fatos, apresentou um relatório às autoridades e cooperou plenamente com a investigação", afirmou a empresa.
O conselho de diretores da empresa "determinou por unanimidade" que Kaufmann "provavelmente se envolveu em comportamentos incompatíveis com nosso código de conduta global".
A direção pediu a Kaufmann renunciasse ao cargo e a solicitação foi atendida, segundo a Olympus.
A empresa é conhecida por seus equipamentos fotográficos, mas nos últimos anos se concentrou em produtos ópticos para a Medicina.
kh/kaf/mtp/mas/cjc/fp