A joia do Barcelona e da seleção espanhola Lamine Yamal, de apenas 17 anos, recebeu o Troféu Kopa de melhor jogador jovem do ano, nesta segunda-feira (28), na cerimônia da Bola de Ouro, em Paris.
"Isso é um grande motivo de orgulho para mim. Dedico à minha mãe, à minha avó, à minha família, a todos os funcionários da seleção nacional e ao meu clube", disse Yamal ao receber o prêmio no Théâtre du Châtelet, na capital francesa, das mãos do ex-jogador holandês Ruud Gullit.
"Visca Barça e a capital 304!", concluiu em seu discurso, em alusão ao código do bairro popular de Mataró onde cresceu, Rocafonda.
Yamal marcou um dos gols no sábado na vitória do Barça sobre o Real Madrid, por 4 a 0, no Santiago Bernabéu e se tornou assim o jogador mais jovem a marcar na história do 'El Clásico'. Aos 17 anos e 105 dias ele superou a marca de Ansu Fati (17 anos e 359 dias).
Mas a grande conquista do ano para Yamal foi sua contribuição para o título da Espanha na Eurocopa da Alemanha, onde foi uma das estrelas da competição, incluindo um golaço contra a França de Kylian Mbappé nas semifinais.
Nessa Euro ele recebeu o prêmio de melhor jogador jovem do torneio.
Yamal sucede o inglês Jude Bellingham (Real Madrid) entre os vencedores do Troféu Kopa. Na última edição, outros dois jogadores do Barça o conquistaram: Pedri (2021) e Gavi (2022).
O primeiro vencedor deste prémio foi o francês Kylian Mbappé em 2018.
dr/iga/aam/mvv