O piloto monegasco Charles Leclerc conquistou neste domingo (20), no Grande Prêmio dos Estados Unidos, sua terceira vitória na temporada de Fórmula 1, à frente de seu companheiro de equipe na Ferrari, o espanhol Carlos Sainz. 

O holandês Max Verstappen (Red Bull) completou o pódio no Circuito das Américas de Austin (Texas) e aumentou a vantagem no Mundial sobre o britânico Lando Norris (McLaren), que terminou em quarto.

Norris ultrapassou o tricampeão mundial no final da corrida, mas o terceiro lugar lhe foi retirado devido a uma penalidade de cinco segundos por ganhar vantagem ao sair da pista para ultrapassar o líder do campeonato na 53ª volta.

O britânico, que havia largado da pole position, está agora 57 pontos atrás de Verstappen, faltando cinco corridas para o final da temporada. 

Para Leclerc, foi a primeira vitória nos Estados Unidos, a terceira da temporada e a oitava da carreira, enquanto para a Ferrari foi a primeira dobradinha nos EUA desde 2006. 

"Não havia sido um fim de semana fácil até agora. Lutei muito com o carro mas tinha confiança na corrida", disse Leclerc após o triunfo. 

"Estou muito feliz com o que aconteceu hoje. Uma dobradinha para a equipe, não poderíamos ter sonhado com algo melhor". 

gbv/ol/aam

compartilhe