O ex-lateral Zé Carlos, vice-campeão pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1998, na França, morreu nesta sexta-feira (25) aos 56 anos, informou o São Paulo, clube onde o jogador atuou por duas temporadas.

"O São Paulo Futebol Clube, com imensa dor e tristeza, informa e lamenta o falecimento de José Carlos de Almeida, o Zé Carlos, ocorrido nesta sexta-feira, dia 25 de outubro de 2024, na cidade de Osasco", perto da capital paulista, indicou o Tricolor num comunicado.

A equipe declarou luto oficial pela morte do ex-lateral-direito, cuja morte, segundo veículos da mídia, foi causada por uma parada cardiorrespiratória. 

Nascido no município de Presidente Bernardes, interior de São Paulo, Zé Carlos viveu o melhor momento de sua carreira ao ser convocado pelo então técnico Mário Jorge Lobo Zagallo para a Copa do Mundo de 1998, na França. 

O lateral, que estava no São Paulo, onde atuou entre 1997 e 1999, foi reserva de Cafu no torneio ao qual o Brasil de Ronaldo e Rivaldo chegou como favorito após ter conquistado o tetracampeonato mundial nos Estados Unidos em 1994. 

Ele só foi titular na semifinal em que o Brasil venceu a Holanda nos pênaltis (1-1, 4-2), após uma suspensão de Cafu. 

Zé Carlos assistiu do banco de reservas à derrota por 3 a 0 na final diante da França de Zinedine Zidane.  

Após essa Copa do Mundo, ele nunca mais defendeu a seleção e se aposentou do futebol anos depois, após jogar por vários clubes brasileiros, incluindo o Grêmio.

raa/app/cl/aam/yr

compartilhe