A presidente do México, Claudia Sheinbaum, manifestou nesta segunda-feira (28) a sua solidariedade ao ex-presidente boliviano Evo Morales (2006-2019), que denunciou no domingo uma tentativa de assassinato.

"É claro que condenamos, a nossa solidariedade a Evo Morales e sempre um apelo para evitar a violência", disse a presidente de esquerda durante a sua habitual coletiva de imprensa matinal. 

Morales afirmou que "agentes do Estado" boliviano tentaram matá-lo em um ataque a tiros contra seu veículo que feriu seu motorista em Cochabamba (centro) e denunciou o episódio à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

O ex-presidente, confrontado por seu ex-ministro da Economia e atual presidente boliviano, Luis Arce, afirmou que seu veículo recebeu "14 disparos" quando se dirigia para seu programa semanal de rádio na região cocaleira de Chapare (centro), seu reduto político.

Sheinbaum também apelou que a "paz e a definição política" sejam a forma de resolver as diferenças. 

"A política existe para isso, para evitar a violência, por isso a nossa condenação deste fato e a nossa solidariedade e também a busca pela paz e a não violência", acrescentou.

jla/dga/aa/dd

compartilhe