A diplomacia russa anunciou, nesta terça-feira (30), a chegada à Moscou da ministra das Relações Exteriores da Coreia do Norte, Choe Son Hui, para manter conversações "estratégicas" com o ministro russo, dias depois de potências ocidentais terem denunciado o envio de soldados norte-coreanos para próximo da Ucrânia.
A ministra "chega à Moscou em visita oficial para conversas estratégicas" com Sergey Lavrov, anunciou a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, em uma coletiva de imprensa, acrescentando que "os detalhes e datas serão anunciados em breve.
Os meios estatais russos informaram que Choe chegou à Rússia nesta terça-feira e que estaria na capital russa na quarta-feira.
Esta visita de alto nível entre líderes russos e norte-coreanos ocorre em um momento em que os países ocidentais denunciam o envio de milhares de soldados de Pyongyang para próximo ao campo de batalha na Ucrânia, advertindo sobre sua possível participação nos combates. Segundo eles, isso representaria um perigosa escalada no conflito.
Segundo o Pentágono, um total de 10 mil soldados norte-coreanos já estão na Rússia, incluindo um "pequeno número" na região fronteiriça russa de Kursk, enquanto o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou que um total de 12 mil soldados norte-coreanos "em breve" estarão em solo russo para treinamento.
Sua missão em conjunto com o exército russo é incerta até o momento.
A Coreia do Norte nega estar proporcionando forças à Rússia para os combates na Ucrânia.
bur/fio/mab/jvb/jmo