A Irlanda realizará eleições em 29 de novembro, informou nesta quarta-feira (6) Simon Harris, o primeiro-ministro do país, onde o partido de centro-direita Fine Gael está em boa posição para ganhar um quarto mandato consecutivo.
"Tenho a intenção de solicitar a dissolução do Dail [Parlamento irlandês] na sexta-feira, e espero que tenhamos o dia da eleição em 29 de novembro", declarou Harris à emissora RTE. O presidente ainda terá que aprovar a data como mera formalidade.
Na última legislatura, o partido de Harris, Fine Gael, o terceiro mais votado, compartilhou o poder com outra formação de centro-direita, o Fianna Fail, que foi o segundo. Os líderes dos dois partidos compartilharam o cargo de primeiro-ministro.
O Partido Verde, menor, também fez parte da coalizão de governo, o que deixou de fora o grupo mais votado, o Sinn Fein, antigo ramo político do grupo paramilitar IRA.
Harris substituiu seu antecessor, Leo Varadkar, em abril, aos 37 anos, o que o transformou no primeiro-ministro mais jovem da história da Irlanda. Desde sua chegada ao Executivo, conseguiu revitalizar o Fine Gael.
pmu/phz/jwp/sbk/sag/mb/ic/yr