Várias áreas da periferia sul de Beirute foram bombardeadas nas primeiras horas de quinta-feira (noite de quarta, 6, no Brasil), de acordo com imagens da AFPTV, pouco depois de o Exército israelense pedir à população que abandonasse a região.
As gravações da AFP mostram colunas de fumaça subindo no sul de Beirute, e jornalistas da agência na capital libanesa ouviram fortes explosões.
Anteriormente, o porta-voz militar de Israel, Avichay Adraee, havia instado os moradores de quatro bairros do sul da cidade a deixarem a área.
Segundo mapas das zonas afetadas publicados nas redes sociais, uma das áreas fica próxima ao aeroporto da capital.
Na quarta-feira, nove bombardeios israelenses atingiram o sul de Beirute, bastião do movimento islamista Hezbollah. Segundo o Exército israelense, o ataque foi direcionado a infraestruturas do grupo, como centros de comando e depósitos de armas.
O Hezbollah começou a lançar ataques transfronteiriços de baixa intensidade contra Israel em apoio ao aliado palestino Hamas, imerso na guerra de Gaza, que eclodiu após o ataque do grupo contra o Estado israelense em 7 de outubro de 2023.
Até que essas hostilidades resultaram, em setembro, em uma guerra aberta que causou a morte de pelo menos 3.050 pessoas no Líbano, segundo dados do Ministério da Saúde.
aya/lb/dbh/db/ic/mvv