Barack Obama e Michelle Obama - Se conheceram em 1989, ficaram noivos em 1991 e se casaram no ano seguinte. Tiveram duas filhas, Malia Ann e Natasha. -  (crédito: Reprodução do site metropoles.com/colunas/pipocandoReprodução/Instagram)

Barack Obama e Michelle Obama - Se conheceram em 1989, ficaram noivos em 1991 e se casaram no ano seguinte. Tiveram duas filhas, Malia Ann e Natasha.

crédito: Reprodução do site metropoles.com/colunas/pipocandoReprodução/Instagram

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e a ex-primeira-dama Michelle Obama se pronunciaram, nesta quarta-feira (6/11), sobre o resultado da corrida presidencial deste ano. A eleição deu vitória ao candidato republicano Donald Trump na manhã desta quarta-feira (6/11). 

 

 

No perfil oficial do X, por volta das 19h, Obama publicou carta aberta assinada por ele e pela esposa. O ex-presidente afirmou que milhões de norte-americanos votaram nas últimas semanas e no dia da eleição e que, agora, os resultados saíram, “queremos parabenizar o presidente Trump e o senador Vance pela vitória”, escreveu. 

 

 

 

“Obviamente, este não é o resultado que esperávamos, dados nossos profundos desentendimentos com a chapa republicana em uma série de questões”, disse. “Mas viver em uma democracia significa reconhecer que nosso ponto de vista nem sempre vai vencer, e estar apto a aceitar a transição pacífica de poder.” 

 

 

Obama informa que ele e a mulher não poderiam estar mais orgulhosos dos companheiros democratas Kamala Harris e Tim Walz, que era candidato a vice, e os define como “servidores públicos extraordinários que fizeram uma campanha notável”.  


O ex-presidente acredita, porém, que desafios recentes, como a pandemia, criaramventos contrários para representantes democráticos de todo o mundo”. Segundo ele, os Estados Unidos, como diversos países, passaram por muita coisa nos últimos anos, e “a noite passada mostrou que a América não é imune” a essa onda contraria a autoridades democráticas. 

 

 

“A boa notícia é que esses problemas são solucionáveis — mas apenas se escutarmos uns aos outros, e apenas se respeitarmos os princípios constitucionais fundamentais e as normas democráticas que fazem deste país grande”, afirma, fazendo referência à frase utilizada de forma excludente por Donald Trump e apoiadores dele. “O progresso exige que ofereçamos boa fé e graça — mesmo a pessoas com quem discordamos profundamente. Foi assim que chegamos tão longe, e é assim que vamos continuar construindo um país que seja mais honesto e mais justo, mais igual e mais livre.” 

 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

 

Barack e Michelle Obama agradecem, também, ao time de campanha e aos voluntários que trabalharam e votaram em pessoas que eles realmente acreditavam.