RESGATE

Corpo de alpinista que morreu há uma semana no Himalaia é encontrado

Homem que escalou montanha teve de ser resgatado utilizando técnica considerada perigosa

Publicidade

Socorristas nepaleses resgataram, nesta quinta-feira (7/11), o corpo do alpinista eslovaco, Ondrej Huserka, que morreu há uma semana enquanto escalava o cume de Langtang Lirung. Ele fez uma subida histórica pela face leste da montanha a 7.234 metros de altura no Himalaia.  

Huserka, de 34 anos, integrou a equipe nacional de montanhismo da Eslováquia e já escalou os Alpes e a Patagônia. O alpinista morreu após cair em uma fenda, disse o tcheco Marek Holecek, que o acompanhou no feito. 

O Himalaia recebe centenas de pessoas de todo o mundo para a temporada de escalada de outono. A cadeia montanhosa é localizada no Nepal, que possui oito dos 14 picos mais altos do mundo. 

Resgate complicado

Os primeiros esforços para resgatar o eslovaco foram prejudicados devido ao tempo ruim. Subin Thakuri, da agência Expedição dos 14 Cumes, disse à AFP que seu time foi levado ontem (6/11) à montanha e identificou a área onde Huserka caiu. Após o resgate, o corpo do alpinista foi levado para Katmandu - capital do Nepal.

O resgate foi feito com a técnica de palangre, considerada perigosa e utilizada apenas em locais onde o terreno impede o pouso de helicóptero. Participam da operação quatro guias de montanha e um especialista em salvamento.   

O sargento Azevedo, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), explicou que o palangre é "um cabeamento sintético reforçado que opera ligado diretamente na aeronave para o resgate de vítimas". A técnica é utilizada quando é necessário uso do cesto para remoção de pessoas que ficaram, por exemplo, ilhadas. 

Segundo o oficial, "o sistema de cabeamento é preso à pessoa, ou a uma carga, e transportada externamente - como se ficasse "pendurada" abaixo do helicóptero -, sendo necessário maior cuidado, poque aumenta o risco de colisão contra obstáculos". 

“Sei que foi muito complicado e desafiador. Fico feliz que todos os envolvidos na recuperação do corpo de Ondra estejam bem”, disse Holcek em sua mídia social. A vítima, Huserka, e seu parceiro foram os primeiros a completar a subida do Langtang Lirung pela face leste. 

Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia

O tcheco disse que tentou resgatar seu companheiro, mas não conseguiu, já que o eslovaco ficou preso de cabeça para baixo, aparentemente paralisado.  

Tópicos relacionados:

alpinismo esporte himalaia resgate

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay