O Catar terá participação no capital da futura equipe de Fórmula 1 Audi, que entrará no padoque em 2026, depois de ter finalizado a compra da Sauber, informou a marca alemã nesta sexta-feira (29).
Através de seu fundo de investimento soberano (QIA), o Catar terá "uma participação minoritária significativa" na futura equipe, tornando-se um "investidor e sócio de longo prazo", explicou a Audi.
"O investimento do QIA dará uma injeção de capital substancial, participará da construção da equipe e abrirá caminho para uma melhoria na infraestrutura para levar a escuderia ao sucesso na Fórmula 1", acrescentou a marca.
A Audi continua preparando sua chegada à principal categoria do automobilismo em 2026, quatro meses depois de ter anunciado o ex-diretor da Ferrari Mattia Binotto como o chefe de seu projeto.
A Sauber, a única equipe que não marou pontos nesta temporada, virará uma página importante em 2025, com a chegada de dois novos pilotos, o estreante brasileiro Gabriel Bortoleto e o experiente alemão Nico Hülkenberg. O britânico Jonathan Wheatley, que está de saída da Red Bull, será o diretor da equipe.
"O investimento da QIA reflete a confiança que o projeto Audi F1 inspira e ressalta o compromisso inabalável da Audi nesta iniciativa", declarou Gernot Döllner, diretor geral da marca alemã, presente no Grande Prêmio do Catar neste fim de semana.
nb/pm/dr/cb