"Brat", um termo redefinido pela cantora Charli XCX, referindo-se a uma menina mal-educada e adotado pelos apoiadores da candidata democrata Kamala Harris, foi eleito, nesta sexta-feira (1º), a palavra do ano pelo dicionário britânico Collins.

O termo "Brat" se popularizou por ser o nome do sexto álbum da cantora britânica e significa "uma atitude segura, independente e hedonista", explicou o dicionário de língua inglesa.

"Inspirada pelo álbum de Charli XCX, 'Brat' se tornou uma das palavras mais faladas de 2024", afirmou o dicionário.

"Mais que um álbum de grande sucesso, 'Brat' é um fenômeno cultural no mundo todo, e 'Brat Summer' se estabeleceu como uma estética e uma forma de vida", acrescentou.

O termo, que até então era pejorativo, virou um símbolo de autoaceitação do indivíduo mesmo com todas as suas imperfeições em oposição à tendência da "garota modelo". 

A estrela britânica do pop, de 32 anos, cujo nome real é Charlotte Emma Aitchison, descreveu a típica criança "Brat" como "um pouco bagunceira e festeira, que faz besteira às vezes e se diverte com elas, mas muito honesta".

Em julho, a cantora postou em sua conta na rede social X que "Kamala is brat" (Kamala é "pirralha", em português), o que levou a candidata à Casa Branca a usar a música da celebridade "365" em um de seus vídeos no TikTok.

O álbum de Charli XCX alcançou o número um nas paradas do Reino Unido e o terceiro lugar nos EUA.

psr/an/sag/jmo/aa

compartilhe