El Salvador lançou, nesta terça-feira (12), uma oferta de recompra da sua dívida soberana com vencimento entre 2027 e 2034, no valor de 2,635 bilhões de dólares (15,2 bilhões de reais), informou o presidente Nayib Bukele.
"Lançamos oficialmente outra oferta de recompra de nossa dívida externa com vencimento de 2027 a 2034. Todos os detentores de títulos da República de El Salvador podem acessar esta recompra pública e voluntária", anunciou o presidente em sua conta no X.
A oferta será válida até 18 de novembro, segundo nota informativa publicada por Bukele, que está de visita à Costa Rica.
Em outubro, Bukele informou que o país recomprou mais de 940 milhões de dólares da sua dívida soberana com vencimento entre 2027 e 2052.
Assim como o governo explicou anteriormente, a recompra tem como objetivo melhorar a "sustentabilidade" econômica de El Salvador.
Em junho, o país tinha uma dívida pública de 30 bilhões de dólares, equivalente a 84% do PIB, segundo o Banco Central de Reserva.
Ao iniciar o seu segundo mandato de cinco anos em 1º de junho, Bukele garantiu que concentraria seus esforços na melhoria da economia, depois de reduzir a mínimos históricos a violência que assolou o país com uma cruzada contra as gangues.
ob/fj/mr/aa