O número 1 do mundo, Jannik Sinner, comandou a Itália na classificação para a semifinal da Copa Davis, com a vitória de virada sobre a Argentina por 2-1 nesta quinta-feira (21), vencendo seu jogo de simples e o decisivo nas duplas.
O tênis mundial fala italiano em 2024. Um dia depois do título feminino na Billie Jean King Cup, a equipe masculina está a dois passos de conseguir o bi da Copa Davis.
A semifinal de sábado será contra a Austrália, que mais cedo eliminou os Estados Unidos. Na sexta-feira, Holanda e Alemanha se enfrentarão para definir quem será o outro finalista.
- Cerúndolo domina Musetti -
A tarde havia começado bem para os argentinos em Málaga. Francisco Cerúndolo conseguiu o primeiro ponto ao derrotar Lorenzo Musetti com autoridade em dois sets (6-4 e 6-1).
Confortável nas condições indoor, Cerúndolo (30º ATP) se mostrou mais regular e sólido contra um irreconhecível Musetti (17º), que cometeu muitos erros e foi muito mal no saque.
"Fiz um dos melhores jogos do ano, sem dúvida. Sabia que tinha que ganhar porque a série vai ser muito equilibrada. Sabia que tinha que dar o melhor", disse Cerúndolo.
"Não consegui jogar como queria. Não esperava que ele jogaria assim, me surpreendeu um pouco. No segundo set, ele ganhou confiança e foi muito sólido, mereceu a vitória", reconheceu Musetti após a derrota.
- Número 1 em dose dupla -
Na sequência, foi a vez de Sinner brilhar. Implacável, o número 1 do mundo, Jannik Sinner, venceu Sebastián Báez (N.27) por 2 sets a 0 (6-2 e 6-1), em uma hora e 12 minutos.
Campeão do ATP Finals no último domingo, numa campanha com seis vitórias sem perder um único set, o italiano entrou em quadra disposto a não dar chances para Báez.
Exibindo seu habitual tênis agressivo, o italiano abriu vantagem rapidamente e conseguiu duas quebras para fechar o primeiro set em 36 minutos.
Na segunda parcial, o número 1 do mundo manteve o ritmo quebrando o saque de Báez com facilidade para fazer 4-0.
O argentino resistiu bem às longas trocas de bola comandadas por Sinner, e inclusive levantou o público com uma passada magistral. Mas o italiano impôs sua superioridade e selou a vitória.
- Berrettini entra em ação -
Com a série empatada, o capitão italiano, Filippo Volandri, decidiu mudar a escalação para o jogo de duplas. Deixou Simone Bolelli e Andrea Vavassori no banco para dar lugar a Sinner e Matteo Berrettini.
Dois astros do tênis mundial contra a veterana dupla argentina: Máximo González, de 41 anos, e Andrés Molteni, de 36.
Os italianos mostraram potência desde o início, mas o duelo foi equilibrado no primeiro set até o empate em 4-4, quando Sinner acelerou para conseguir a primeira quebra da partida.
E coube a Berrettini como sacador consolidar a vantagem para fechar a parcial com um game perfeito em 39 minutos.
Depois de sofrer oito pontos consecutivos, a dupla argentina precisava se recompor: conseguiu conter o ímpeto dos italianos e reequilibraram o duelo. Até terem o serviço novamente quebrado com 5-5 no placar.
Na sequência, Sinner matou o ponto decisivo e colocou a Itália na semifinal da Copa Davis.
pm/iga/cb/am