O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na quinta-feira (5) as nomeações de David Sacks, ex-diretor de operações do PayPal, como "czar da Inteligência Artificial (IA) e das criptomoedas" em seu novo governo, assim como a intenção de designar o ex-senador e empresário republicano David Perdue como embaixador na China. 

Sacks, empresário bilionário do setor de tecnologia, vai assessorar o novo governo nas "duas áreas fundamentais para o futuro da competitividade americana", anunciou Trump nas redes sociais.

"Salvaguardará a liberdade de expressão online e nos afastará do viés e da censura das grandes empresas de tecnologia", acrescentou.

Sacks também vai liderar um conselho presidencial de assessores em ciência e tecnologia.

O empresário é considerado parte de um grupo de executivos influentes do setor de tecnologia chamado de "máfia do PayPal", que inclui Elon Musk e Peter Thiel. 

Sacks nasceu na África do Sul como Musk e também se dedicou a investir em startups. 

Trump também anunciou que pretende nomear David Perdue como embaixador dos Estados Unidos na China.

"Será fundamental para implementar minha estratégia para manter a paz na região e construir relações de trabalho produtivas com os líderes chineses", afirmou o republicano em sua plataforma Truth Social. 

Perdue é um ex-senador do estado da Geórgia, de 74 anos, e um dos republicanos que apoiou Trump com mais veemência quando ele contestou a vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais de 2020.

Donald Trump ameaçou Pequim com o aumento considerável das tarifas de importação sobre os produtos chineses.

Os dois países competem pela liderança no setor de tecnologia, um confronto particularmente virulento durante o primeiro mandato de Trump, que iniciou uma guerra comercial com a China.

No segundo mandato, o republicano quer estimular as empresas a repatriar toda ou parte de sua produção para os Estados Unidos. 

gc/aha/ag/dbh/fp