O fenômeno australiano Gout Gout, de 16 anos, bateu neste sábado (7) o recorde da Austrália dos 200 metros rasos com o tempo de 20 segundos e 4 centésimos, superando a marca que o lendário jamaicano Usain Bolt conseguiu com a mesma idade.
O adolescente, cujos pais nasceram no Sudão do Sul, conseguiu a marca em Brisbane, melhorando o antigo recorde nacional de Peter Norman (20 segundos e 6 centésimos), estabelecido nos Jogos Olímpicos da Cidade do México-1968.
Comparado na imprensa local com Bolt, dono de oito medalhas de ouro olímpicas, Gout fez a prova dos 200 m mais rápida da história para um atleta de 16 anos, segundo a World Athletics.
O jovem australiano, que completará 17 anos no dia 29 de dezembro, também tem o segundo melhor tempo da história para um atleta menor de 18 anos, superando os 20 segundos e 13 centésimos de Bolt.
O recorde da categoria é do americano Erriyon Knighton, qarto colocado nos 200 m nos Jogos de Paris este ano, com 19 segundos e 84 centésimos.
"São tempos de adulto e eu, que sou só um garoto, consigo fazer. Tenho um grande futuro, com certeza", declarou Gout, que viajará aos Estados Unidos em janeiro para treinar com o campeão olímpico dos 100 m Noah Lyles, anunciou a emissora ABC.
bur-pst/sco/pm/cb