Oito dias depois de levantar pela primeira vez a Copa Libertadores, o Botafogo conquistou neste domingo (8) o Campeonato Brasileiro, que não vinha desde 1995.
O 'Glorioso' conseguiu sua terceira estrela (1968, 1995 e 2024) ao vencer o São Paulo por 2 a 1 no estádio Nilton Santos, pela 38ª e última rodada do Brasileirão.
O time alvinegro precisava de pelo menos um empate para ficar com o título e abriu o placar no primeiro tempo com o atacante venezuelano Jefferson Savarino (37').
Na etapa final, o São Paulo empatou com William Gomes (63'), mas nos acréscimos o volante Gregore, expulso no primeiro minuto da final da Libertadores contra o Atlético-MG, fez o gol da vitória do Botafogo (90'+2).
O outro postulante ao título, o Palmeiras, foi derrotado em casa por 1 a 0 pelo Fluminense, que com a vitória confirmou sua permanência na Série A do Brasileiro.
O gol do jogo no Allianz Parque foi marcado no primeiro tempo pelo volante colombiano Kevin Serna (37'), que invadiu a área e bateu de esquerda no canto do goleiro Weverton.
O último rebaixado foi o Athletico-PR, derrotado pelo Atlético-MG por 1 a 0 em Belo Horizonte, que fará companhia a Criciúma, Atlético-GO e Cuiabá na Série B de 2025.
Campeão do Brasil e da América, o Botafogo agora se prepara para a disputa da Copa Intercontinental. O time estreia na competição nesta quarta-feira, contra o Pachuca do México, em jogo de quartas de final.
raa/cl/cb