Os Estados Unidos estão determinados a impedir que o grupo Estado Islâmico (EI) volte a criar santuários na Síria e que o país se fragmente, afirmou nesta segunda-feira (9) o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.  

"O EI tentará aproveitar este período para restabelecer suas capacidades, para criar refúgios seguros. Como mostram nossos ataques de precisão durante o fim de semana, estamos determinados a não permitir que isso aconteça", disse Blinken no Departamento de Estado.  

Em contraste com o presidente eleito republicano Donald Trump, que tem insistido que os Estados Unidos têm pouco a perder na Síria, Blinken considera que Washington tem interesses no país, incluindo a manutenção de sua integridade.  

"Temos um interesse claro em fazer tudo o que pudermos para evitar a fragmentação da Síria, migrações em massa a partir da Síria e, claro, a exportação de terrorismo e extremismo", explicou.  

Segundo Blinken, seu país também tem um "interesse claro em garantir que armas de destruição em massa ou componentes remanescentes na Síria não caiam em mãos erradas".

sct/nro/erl/mr/ic/mvv