El Salvador começará em 2025 a negociação de um acordo comercial com o Mercosul, informaram fontes oficiais nesta segunda-feira (9).
Com o acordo, El Salvador "aspira a se tornar uma ponte comercial entre a América Central e o Mercosul", afirmou a ministra da Economia, María Hayem.
As negociações do acordo, que do lado do Mercosul envolvem Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, vão começar no início do próximo ano, acrescentou Hayem.
As negociações não incluem a Bolívia, que se incorporou recentemente ao Mercosul, fundado em 1991.
A ministra salvadorenha e o embaixador da Argentina em San Salvador, Sergio Iaciuk, representando o Mercosul, assinaram um documento no qual foram estabelecidos "os termos de referência" do processo de negociação.
O pacto permitirá eliminar "as garantias de importação e outras barreiras que dificultam o comércio entre as partes", ressaltou Iaciuk.
"Esta é a primeira vez em que El Salvador, de forma individual [sem o acompanhamento de outros países da América Central], inicia negociações comerciais com uma região", afirmou a ministra da Economia.
Segundo Hayem, que não deu números do comércio com o Mercosul, El Salvador já exporta para a região produtos como medicamentos, café, pesticidas, camisetas de algodão e plásticos.
ob/mr/mvv/rpr