A Comissão Europeia, o braço Executivo da União Europeia, informou, nesta sexta-feira (10), que a presidente da instituição, Ursula von der Leyen, foi internada por uma semana devido a uma pneumonia grave, embora tenha indicado que ela já está em casa.

Von der Leyen "esteve internada por aproximadamente uma semana para tratar uma pneumonia e agora retornou à [sua] casa. Em nenhum momento esteve sob cuidados intensivos", declarou uma porta-voz da Comissão, Arianna Podesta.

A mesma fonte afirmou que a presidente "está diariamente em contato com sua equipe na Comissão. Agora está trabalhando de casa, enquanto se recupera desta doença grave".

A instituição evitou mencionar a hospitalização de Von der Leyen, apesar dos insistentes questionamentos da imprensa em Bruxelas.

Em 3 de janeiro, a Comissão anunciou que Von der Leyen havia suspendido todas as viagens até meados do mês devido à sua condição. 

Desde então, o seu serviço de imprensa insistiu que ela continuava "exercendo suas funções" à distância, sem mencionar sua transferência para um hospital. 

A informação sobre a internação veio à tona por meio de relatórios da agência alemã DPA.

ahg/jvb/yr/aa