
Possível surto do vírus de Marburg deixa 8 mortos na Tanzânia, diz OMS
O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu na rede social X que a OMS tinha conhecimento de nove casos, com oito mortes
Mais lidas
compartilhe
Siga noA Organização Mundial da Saúde reportou nessa terça-feira (14/1) oito mortes vinculadas a um possível surto do vírus de Marburg na Tanzânia, e alertou que o risco de propagação no país e na região era "alto".
O vírus de Marburg provoca uma febre hemorrágica altamente infecciosa, com taxa de mortalidade de até 90%, muitas vezes acompanhada de sangramento e falência de órgãos. É da mesma família do vírus ebola e transmitido através de morcegos.
-
08/01/2025 - 08:11 Metapneumovírus: Brasil monitora surto de vírus respiratório na China -
09/01/2025 - 07:54 Norovírus: o vírus altamente infeccioso que provocou surto em praias de SP -
14/01/2025 - 13:54 Metapneumovírus: postagens alarmistas provocam pânico; vírus não é novo
- O que se sabe sobre o vírus Marburg que fechou estação de trem na Alemanha
- Marburg: entenda vírus com potencial pandêmico que preocupa a África
Também nessa terça-feira (14/1), o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu na rede social X que a OMS tinha conhecimento de "nove casos até agora, incluídas oito pessoas que morreram".
A OMS estimou que o risco regional é "alto" devido à "localização estratégica" de Kagera como "centro de trânsito com importante movimento transfronteiriço de população de Ruanda, Uganda, Burundi e República Democrática do Congo".
Contudo, detalhou que o risco de propagação global era "baixo".
Há menos de um mês, a OMS declarou um surto do vírus de Marburg na vizinha Ruanda, que matou 15 pessoas.