FAMÍLIA DO EBOLA

Possível surto do vírus de Marburg deixa 8 mortos na Tanzânia, diz OMS

O diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu na rede social X que a OMS tinha conhecimento de nove casos, com oito mortes

Publicidade

A Organização Mundial da Saúde reportou nessa terça-feira (14/1) oito mortes vinculadas a um possível surto do vírus de Marburg na Tanzânia, e alertou que o risco de propagação no país e na região era "alto".

O vírus de Marburg provoca uma febre hemorrágica altamente infecciosa, com taxa de mortalidade de até 90%, muitas vezes acompanhada de sangramento e falência de órgãos. É da mesma família do vírus ebola e transmitido através de morcegos.

A agência de saúde das Nações Unidas notificou nessa segunda-feira (13/1) seus Estados-membros sobre a suspeita de um surto desta doença na região de Kagera, na Tanzânia.

Também nessa terça-feira (14/1), o diretor-geral da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, escreveu na rede social X que a OMS tinha conhecimento de "nove casos até agora, incluídas oito pessoas que morreram".

A OMS estimou que o risco regional é "alto" devido à "localização estratégica" de Kagera como "centro de trânsito com importante movimento transfronteiriço de população de Ruanda, Uganda, Burundi e República Democrática do Congo".

Contudo, detalhou que o risco de propagação global era "baixo".

Há menos de um mês, a OMS declarou um surto do vírus de Marburg na vizinha Ruanda, que matou 15 pessoas.

Tópicos relacionados:

oms saude tanzania virus

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay