
Internautas acusam Musk de fazer gesto nazista durante posse de Trump
Bilionário estendeu braço direito com força por pelo menos três vezes durante discurso levantando questionamentos sobre gesto
Mais lidas
compartilhe
Siga noO bilionário Elon Musk, CEO do X, SpaceX e Tesla, é alvo de diversas críticas nas redes sociais, após seu discurso durante a posse de Donald Trump, nessa segunda-feira (20/1), em Washington, nos Estados Unidos. Em meio a vários gestos, eles estendeu o braço direito pelo menos três vezes, se assemelhando a uma saudação nazista.
Anunciado como chefe do novo Departamento de Eficiência Governamental, Musk disse que estava animado com o início do novo governo e que iria “trabalhar duro” pelo povo. Em um momento, ele usou a mão direita para tocar o peito e, em seguida, estendeu o braço, com a palma da mão virada para baixo.
“Meu coração está com vocês. Graças a vocês que o futuro da civilização está garantido. Graças a vocês. Teremos cidades seguras, finalmente cidades seguras. Fronteiras seguras, gastos sensatos. Coisas básicas e levaremos 'Doge' [Departamento de Eficiência Governamental] para Marte”, disse enquanto fazia o gesto.
-
20/01/2025 - 22:57 Trump assina decreto para tirar EUA da Organização Mundial da Saúde -
21/01/2025 - 06:00 Deportações de Trump não são para já, avalia Itamaraty -
21/01/2025 - 09:04 Zema parabeniza Donald Trump: 'Em nome dos mineiros'
O momento repercutiu nas redes sociais, com várias pessoas questionando Musk sobre o real significado do gesto. No entanto, o bilionário fez um post ironizando as acusações de ligações com ideais nazistas. "Francamente, eles precisam de truques sujos melhores. O ataque de 'todo mundo é Hitler' é tão batido", publicou no X.
O jornal israelense Haaretz descreveu o gesto de Musk como uma “uma saudação romana, uma saudação fascista mais comumente associada à Alemanha nazista”. O britânico The Guardian escreveu que o bilionário americano "parecia" ter feito uma saudação "fascista" ou "ao estilo fascista".
“Elon Musk e seu estranho gesto de mão na televisão ao vivo. O Sr. Musk estendeu o braço duas vezes com a palma da mão voltada para baixo, gerando comparações com a saudação nazista”, escreveu o New York Times.
A TV PBS disse que Musk “fez o que pareceu ser uma saudação fascista nesta segunda-feira”. “Elon Musk faz a saudação romana, a saudação comum dos nazistas, no desfile presidencial de Trump”, acusou o partido Democrata, opositor a Trump, no X. "Elon Musk sabia exatamente o que estava fazendo com aquela saudação romana fascista no comício de Trump hoje - que vem logo após sua adesão explícita a políticas e partidos de extrema direita", disse em comunicado Amy Spitalnik, chefe da organização judaica JCPA.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba em primeira mão notícias relevantes para o seu dia
A revista Wired, por meio do colunista Evan Kilgore, teceu diversos elogios à posse de Trump e chamou o gesto de Musk como incrível.
De onde veio a saudação nazista?
A saudação de Hitler, ou saudação “Sieg Heil”, é um dos símbolos mais reconhecidos do nazismo. A Alemanha adotou uma versão da saudação romana para mostrar apoio em massa a Hitler. Veja reportagem (em inglês) abaixo sobre o gesto.