O Exército israelense declarou neste domingo (5) que atingiu mais de 100 "alvos terroristas" nos últimos dois dias na Faixa de Gaza, onde vem travando uma guerra de quase 15 meses contra o movimento islamista palestino Hamas. 

"A força aérea atingiu mais de 100 alvos terroristas em toda a Faixa de Gaza e eliminou dezenas de terroristas do Hamas" na sexta-feira e no sábado, disse em comunicado. 

Também afirmou ter atingido vários locais usados por combatentes palestinos para disparar projéteis contra Israel nos últimos dias. 

Pelo menos 59 pessoas foram mortas em Gaza entre sexta-feira e sábado, de acordo com dados do Ministério da Saúde do Hamas em Gaza, que são considerados confiáveis pela ONU.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, ameaçou na quarta-feira intensificar os ataques ao território palestino se o grupo islamista continuasse disparando foguetes contra seu país.

Israel afirma que vem sofrendo ataques quase diários há mais de uma semana, embora os disparos sejam menos frequentes do que no início da guerra, desencadeada por um ataque sem precedentes do Hamas em solo israelense em 7 de outubro de 2023.

A escalada dos combates ocorre ao mesmo tempo em que as negociações indiretas entre Hamas e Israel foram retomadas no Catar com o objetivo de chegar a um acordo para uma trégua e a libertação dos reféns mantidos em Gaza. 

Apesar dos intensos esforços diplomáticos liderados por Catar, Egito e Estados Unidos, não foi possível chegar a uma trégua após um cessar-fogo de uma semana alcançado no final de novembro de 2023.

reg-sdu/bfi/pb/zm/yr

compartilhe