Internacional

Sinner é retirado da lista de candidatos ao Prêmio Laureus após suspensão por doping

Publicidade

O tenista número um do mundo, Jannik Sinner, suspenso até 4 de maio após testar positivo para um anabolizante, foi retirado da lista de candidatos aos prêmios esportivos Laureus, anunciou nesta quinta-feira (27) o órgão responsável por esta premiação. 

Os Prêmios Laureus são atribuídos desde 2000 e são decididos por um júri composto por cerca de 70 "lendas do esporte", segundo os organizadores, que entregam um total de sete prêmios a atletas (homens e mulheres) pré-selecionados por 1.300 jornalistas esportivos de todo o mundo. 

"Após discussão [...] foi decidido retirar a nomeação de Jannik Sinner para o Prêmio Laureus de melhor atleta do ano", disse num comunicado Sean Fitzpatrick, presidente da Academia que concede essas distinções.

"Acompanhamos este caso e as decisões das autoridades internacionais envolvidas. Embora tenhamos em conta as circunstâncias atenuantes invocadas [por Sinner, que alega contaminação acidental], estimamos que a suspensão de três meses faz cair a nomeação", acrescentou. 

Sinner, três vezes vencedor de torneios do Grand Slam, testou positivo para clostebol em março de 2024. Em meados de fevereiro, foi anunciado que ele havia concordado com a Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês) sobre uma suspensão de três meses.

O acordo deixa Sinner impossibilitado de participar de quatro Masters 1000 (Indian Wells, Miami, Monte Carlo, Madri), mas ele terá cumprido sua punição a tempo de competir no próximo Grand Slam do calendário, Roland Garros, em Paris. 

A lista de indicados nas sete categorias dos Prêmios Laureus será divulgada na segunda-feira. Os vencedores serão anunciados no dia 21 de abril. 

Vários tenistas, como Novak Djokovic em 2024, receberam nos últimos anos o troféu de melhor atleta do ano que Sinner ambicionava até agora.

dj-dga/jde/dr/ma/aam/rpr

Tópicos relacionados:

doping ita premios tenis

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay