Internacional

Ginecologista será julgado na França suspeito de estuprar mais de 100 pacientes

Publicidade

Um ginecologista aposentado de origem vietnamita será julgado na França, acusado de estuprar ou agredir sexualmente mais de 100 pacientes, informou à AFP nesta terça-feira (4) uma fonte próxima do caso.

Phuoc-Vinh Tran, de 74 anos, negou sistematicamente as acusações ao longo de uma investigação que durou mais de uma década.

A primeira denúncia contra o médico, que trabalhava na localidade de Domont, cerca 40 km ao norte de Paris, foi apresentada em 2013.

Ao longo dos anos, 133 mulheres apresentaram denúncias de supostos delitos do médico que tinham um padrão similar, segundo um texto de acusação ao qual a AFP teve acesso.

Um juiz de instrução assinalou em sua apresentação que a cobertura midiática do caso foi um incentivo para que outras pacientes o denunciassem. As mulheres tinham entre 18 e 52 anos no momento dos fatos.

O juiz enfatizou o "caráter serial" dos supostos atos, dizendo que a "natureza sexual dos toques vaginais" estava em contradição "com um ato estritamente médico".

Durante as consultas, Tran tocava as coxas, o ventre inferior ou o clitóris de suas pacientes e as questionava sobre seu "prazer sexual", segundo o juiz de instrução.

Deitadas na maca, as mulheres não costumavam dizer nada. Tran contou aos investigadores que havia "praticado a ginecologia suavemente" ou seguindo "um método asiático".

O ginecologista aposentado será julgado por supostos abusos e estupros a 112 pacientes, depois que vários casos prescreveram.

Tran afirmou que o caso é um "complô" baseado na cobertura midiática do tema.

Em outro caso que chocou a França, o ex-cirurgião Joël Le Scouarnec, de 74 anos, está sendo julgado por supostos abusos e violência sexual contra 299 pacientes, a maioria menores de idade.

amb-as/yad/pb/jvb/rpr

Tópicos relacionados:

assedio franca justica medicina mulheres

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay