Internacional

EUA deixa de compartilhar dados de inteligência com Ucrânia

Publicidade

Os Estados Unidos interromperam o compartilhamento de dados de inteligência com a Ucrânia após um confronto entre os líderes dos dois países na Casa Branca, disse o diretor da CIA, John Ratcliffe, nesta quarta-feira (5).

O presidente americano, Donald Trump, e o mandatário ucraniano, Volodimir Zelensky, tiveram uma discussão pública no Salão Oval na semana passada que levou Washington a suspender a ajuda militar a Kiev. 

Ratcliffe confirmou que o compartilhamento de inteligência com a Ucrânia, essencial para conter a invasão russa, também foi congelado. 

"O presidente Trump tinha dúvidas reais sobre se o presidente Zelensky estava comprometido com o processo de paz", disse Ratcliffe à Fox News. 

O diretor da CIA afirmou que a pausa "na frente militar e na frente de inteligência" é temporária e que os Estados Unidos voltarão a "trabalhar lado a lado com a Ucrânia".

Na terça-feira, Trump disse que Zelensky lhe garantiu que estava pronto para negociar o fim da guerra com a Rússia e assinar um acordo para a exploração de minerais pelos Estados Unidos na Ucrânia. 

O presidente ucraniano publicou em suas redes sociais que o episódio da semana passada com Trump na Casa Branca foi "lamentável" e que sua intenção é "consertar as coisas" com o republicano, em uma tentativa de redirecionar a relação entre os dois. 

Em seu discurso ao Congresso dos EUA, Trump leu uma carta de Zelensky: "A Ucrânia está pronta para se sentar à mesa de negociações o mais rápido possível para trazer uma paz duradoura. Ninguém quer a paz mais do que os ucranianos", dizia a carta.

bgs/bjt/dga/nn/aa/yr

Tópicos relacionados:

conflito espionagem eua russia ucrania

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay