Internacional

Petróleo sobe diante de possíveis sanções e uma alta técnica

Publicidade

Os preços do petróleo subiram nesta sexta-feira (7) impulsionados pela possibilidade de um reforço das sanções dos Estados Unidos contra Moscou e Teerã, além de aproveitarem uma retomada técnica após várias sessões em baixa.

O barril de Brent do Mar do Norte, para entrega em maio, subiu 1,30% para 70,36 dólares. Seu equivalente americano, o West Texas Intermediate, para abril, ganhou 1,03% e foi a 67,04 dólares.

"Tivemos um movimento de venda importante desde duas semanas atrás e os investidores que haviam apostado na baixa agora acreditam que é hora de retirar parte de seus lucros com a chegada do fim de semana", indicou Stephen Schork, da The Schork Group, à AFP.

Esta subida técnica poderia ser de curto prazo, enquanto o "panorama geral tende sobretudo a uma dinâmica de baixa", estimou o especialista ao considerar possível que o barril do Brent volte a superar o limite simbólico dos 70 dólares a partir de segunda-feira.

Nesta sexta-feira, os preços do petróleo também se beneficiaram das declarações do dia anterior do secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.

Bessent disse que seu país não hesitará em "ir fundo" ao referir-se a possíveis sanções contra a energia russa se isso permitir um cessar-fogo na guerra na Ucrânia, destacaram Helge André Martinsen e Tobias Ingebrigtsen, do DNB.

As sanções dos Estados Unidos sobre o petróleo russo foram aplicadas desde janeiro pelo ex-presidente Joe Biden, antes de sua saída da Casa Branca. Elas contribuem para que os preços do petróleo estejam mais altos e limitam as exportações de energia de Moscou.

Bessent também confirmou que "a estratégia de 'máxima pressão' contra o Irã continuará", de acordo com as especificações dadas por Arne Lohmann Rasmussen, da Global Risk Management.

O Irã é um dos dez maiores produtores mundiais de petróleo e as sanções contra o país são um fator considerável para a alta dos preços no mercado.

Desde seu retorno à presidência dos EUA em 20 de janeiro, Donald Trump reforçou as sanções contra Teerã direcionadas principalmente às vendas de petróleo.

pml-tmc/nth/cjc/db/ic/am

Tópicos relacionados:

eua mercado precos rusia

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay