Internacional

Rune vence Medvedev e vai à final do Masters 1000 de Indian Wells

Publicidade

O tenista dinamarquês Holger Rune derrotou neste sábado (15) o russo Daniil Medvedev por 7-5 e 6-4 e avançou para sua primeira final do Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia, nos Estados Unidos. 

Rune, de 21 anos, lutará pelo segundo título de Masters 1000 no domingo contra o vencedor da semifinal entre o espanhol Carlos Alcaraz e o britânico Jack Draper. 

Medvedev, por sua vez, ficou sem a terceira final consecutiva no deserto californiano após as duas em que foi derrotado por Alcaraz. 

Ex-número um do mundo, Medvedev prolonga assim seu jejum de títulos desde a vitória no Masters 1000 de Roma, em maio de 2023, numa final vencida precisamente contra Rune. 

Já o dinamarquês quebrou uma sequência de sete derrotas em semifinais de ATP e agora lutará por um troféu que relançaria sua promissora carreira, um tanto estagnada nos últimos anos.

Rune, parceiro geracional de Alcaraz e Jannik Sinner, era visto como um potencial terceiro membro do 'Big 3' do futuro quando, aos 19 anos, conquistou o Paris-Bercy Masters 1000 em 2022, derrotando Novak Djokovic na final. 

Um ano depois perdeu nas finais do Masters 1000 de Monte Carlo e Roma e agora terá sua primeira oportunidade na Califórnia. 

"Isso significa muito. O trabalho ainda não terminou, mas a sensação é incrível", disse Rune após garantir sua classificação para a final.

Durante sua passagem por Indian Wells, o nórdico já havia deixado para trás outro integrante do Top-10 do ranking da ATP, o grego Stefanos Tsitsipas, e neste sábado eliminou Medvedev que havia vencido 14 dos 16 jogos anteriores no Coachella Valley. 

"Para mim, jogar contra o Daniil é um dos desafios mais difíceis do circuito. Ele me venceu nas duas últimas vezes", lembrou. "Mesmo tendo executado a tática certa, foi super difícil".

- Final entre jovens -

As condições da semifinal, com uma quadra um pouco mais lenta sob um sol forte, ajudaram o dinamarquês a conter o saque intimidador de Medvedev. 

Rune conseguiu tirar o russo da zona de conforto no fundo da quadra graças à sua confiabilidade em todos os tipos de golpes. 

Após vários avisos, o dinamarquês conseguiu a primeira quebra no quinto game. 

Medvedev devolveu e teve sua grande oportunidade na batalha de 11 minutos do oitavo game, em que Rune prevaleceu após salvar outro break point. 

O dinamarquês, mais astuto e paciente nos últimos tempos, esperou a oportunidade para emboscar Medvedev e fechar o primeiro set com seu saque.

Ele venceu o segundo com outra quebra logo cedo, no terceiro game, uma vantagem que conseguiu manter até o final. 

Rune agora espera um adversário da segunda semifinal, entre o britânico Draper, de 23 anos, e o espanhol Alcaraz, de 21, que busca o tricampeonato em Indian Wells. 

A final de domingo será a primeira de um Masters 1000 ou Grand Slam entre jogadores nascidos neste século.

gbv/ma/aam

Tópicos relacionados:

tenis

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay