DE VOLTA PRA CASA

Vídeo: astronautas ‘presos’ no espaço por 9 meses voltam à Terra

Suni Williams e Butch Wilmore vão passar "algum tempo" em recuperação antes de retornarem para suas famílias

Publicidade

Os astronautas da Nasa Suni Williams e Butch Wilmore voltaram à Terra nessa terça-feira (18/3), após passar nove meses orbitando o planeta na Estação Espacial Internacional (EEI). Segundo a agência especial americana, os dois passam bem, mas vão enfrentar um processo de recuperação antes de retomarem suas vidas.

 

Williams e Willmore foram enviados à estação no ano passado para uma missão de poucos dias, mas um problema no sistema de propulsão da nave atrasou o retorno. Ao todo, quatro astronautas permaneceram em uma cápsula da empresa SpaceX, de Elon Musk, durante quase um ano, em tentativas de retornar à Terra. 

A espaçonave Crew Dragon Freedom pousou no Golfo do México, na Flórida, por volta das 19h (no horário de Brasília), após uma viagem de 17 horas. O voo contou com a participação do comandante americano Nick Hague e do piloto russo Aleksandr Gorbunov.

O trajeto de volta incluiu diversos momentos críticos, como o desacoplamento da estação, manobras orbitais para garantir a posição correta da cápsula, a queima de reentrada para desacelerar a nave, e uma descida controlada até o oceano, usando quatro grandes paraquedas.

Após o pouso, um grupo de golfinhos rodeou a cápsula. O momento foi transmitido ao vivo pela Nasa em suas redes sociais.  Em entrevista coletiva, o gerente do Programa de Tripulação Comercial da Nasa, Steve Stich, garantiu que toda tripulação está bem. Assim que forem liberados por médicos, os astronautas poderão se reunir com suas famílias.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

Os astronautas, nos próximos 45 dias, vão passar por um programa de reabilitação para se acostumar novamente com a gravidade da Terra. "Promessa feita, promessa cumprida", celebrou a Casa Branca no X. 

Tópicos relacionados:

mundo

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay