Reino Unido cria lista de 24 doenças infecciosas que devem ser vigiadas
A lista foi criada para ajudar cientistas a concentrarem seus esforços em doenças infecciosas que ameaçam a saúde pública
Mais lidas
compartilhe
Siga noAs autoridades britânicas publicaram, nesta terça-feira (25/03), uma lista de 24 doenças infecciosas que devem ser vigiadas como o ebola, a mpox ou a gripe aviária para "preparar" o país ante eventuais novas crises sanitárias, cinco anos depois da covid.
Leia Mais
Entre os vírus a serem vigiados estão o ebola e o da mpox, com epicentros fora das fronteiras britânicas, mas cujo risco patógeno é elevado.
A gripe aviária, a bactéria Escherichia Coli e as doenças transmitidas por mosquitos também estão na lista.
- Congresso em BH aborda os riscos de novas epidemias e doenças infecciosas
- Pneumonia: doença é a maior causa infecciosa de óbitos em crianças
Para criar essa lista, os cientistas avaliaram o potencial epidêmico de cada família viral, examinando a gravidade da doença, as rotas de transmissão e as pandemias anteriores.
"Essa ferramenta é um guia essencial para a indústria e para o mundo acadêmico", afirmou Isabel Olivier, resposável científica da UKHSA, no comunicado.
Em sua opinião, a lista "coloca a atenção em áreas nas quais a pesquisa científica pode se orientar para fortalecer a preparação do Reino Unido frente às ameaças à saúde".
Em última instância, o objetivo da lista, que será atualizada uma vez por ano, é estimular os cientistas e investidores a desenvolverem novos testes, vacinas ou medicamentos.
Cinco anos depois do início da pandemia mundial do covid, se preparar para combater a aparição de uma doença desse tipo continua sendo um tema sensível no Reino Unido, onde o então governo conservador foi acusado de reagir muito tarde à crise.
Mais de 232.000 pessoas morreram devido à epidemia do covid no Reino Unido, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS).