UE busca preparar seus cidadãos para situações de crise, inclusive guerras
Iniciativa define uma dúzia de suprimentos essenciais para montar uma bolsa, uma lista que inclui desde uma garrafa d'água até uma lanterna, fósforos e cereais
Mais lidas
compartilhe
Siga noA União Europeia (UE) deve anunciar, na quarta-feira (26), uma estratégia para preparar os habitantes do bloco para situações de crise, inclusive guerras, com sugestões como o acesso a suprimentos que permitam uma autonomia pessoal de 72 horas.
É uma "estratégia para preparação e gestão de crises ligadas à guerra", disse à AFP na segunda-feira a comissária europeia para Gestão de Crises, Hadja Lahbib.
Leia Mais
"Vamos apoiar os Estados-membros [do bloco] na criação do que chamamos de 'bolsa de resiliência' e deixar todos os cidadãos prontos para resistir, para ter uma autonomia estratégica de 72 horas", afirmou.
A iniciativa define uma dúzia de suprimentos essenciais para montar essa bolsa, uma lista que inclui desde uma garrafa d'água até uma lanterna, fósforos e barras de cereais com vitaminas.
O pacote de propostas inclui também um "dia nacional de preparação" em toda a UE para garantir que seja eficaz em todos os países do bloco, acrescentou.
"Saber o que fazer em caso de perigo ou ter diferentes cenários prontos também ajuda a evitar o pânico", disse Lahbib, que lembrou que, durante a pandemia do coronavírus, muitas pessoas "correram às lojas para comprar papel higiênico".
- Potências ocidentais buscarão 'enfraquecer' a Rússia mesmo se suspenderem as sanções, afirma Putin
- O que está em jogo na eleição do Canadá em meio a embate com Trump
A intenção da Comissão é "desenvolver algo mais harmonizado" entre os países do bloco.
"Trata-se de coordenar melhor, de um apoio melhor aos países em suas estratégias", observou Lahbib.
A Comissão Europeia — o braço Executivo da UE — se inspirou em uma estratégia implementada na Finlândia para preparar a população para uma possível guerra com a Rússia.
No outono (boreal) de 2024, o ex-presidente finlandês Sauli Niinisto apresentou um relatório à Comissão Europeia sobre as opções para "melhorar a preparação da Europa" em questões de emergência civil e defesa.
Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia