Ucrânia recebeu dos EUA uma nova versão do acordo sobre minerais
Mais lidas
compartilhe
Siga noO presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, anunciou nesta sexta-feira (28) que recebeu uma nova versão do acordo dos Estados Unidos sobre os minerais estratégicos da Ucrânia, aos quais Washington quer ter acesso.
"O lado ucraniano (...) recebeu oficialmente as propostas americanas hoje, por nota", disse Zelensky em coletiva de imprensa, sem dar detalhes sobre esta nova versão, que é, segundo relatos da mídia, pouco favorável à Ucrânia.
O governo de Donald Trump prepara há várias semanas um acordo que concederia aos Estados Unidos o acesso a minerais estratégicos em território ucraniano, em compensação pelo apoio militar e financeiro já fornecido à Ucrânia para enfrentar a invasão russa.
A Ucrânia se mostrou disposta a assinar o acordo e Zelensky viajou para Washington no final de fevereiro para selá-lo, mas a iniciativa fracassou devido a uma discussão acalorada com Donald Trump na Casa Branca.
Embora os detalhes da nova versão do acordo não tenham sido tornados públicos oficialmente, o texto foi criticado por deputados e pela mídia ucraniana, que o classificaram como "inaceitável".
De acordo com o jornal Ukrainska Pravda, "a equipe de Donald Trump abandonou todas as soluções de compromisso acordadas há um mês".
O jornal acrescentou que o novo documento "cruza quase todas as linhas vermelhas da Ucrânia", privando-a de parte de sua soberania" e forçando-a a "reembolsar toda a ajuda americana recebida".
O acordo não menciona nenhuma garantia de segurança para a Ucrânia, de acordo com o veículo.
bur-pop/ybl/eg/jvb/aa/dd