Internacional

China anuncia novos exercícios militares ao redor de Taiwan

Publicidade

O Exército chinês anunciou nesta terça-feira (1º, data local) que lançou novas manobras militares no entorno de Taiwan com forças navais, aéreas e foguetes, para ensaiar um bloqueio da ilha de governo democrático.

O Exército classificou os exercícios como uma "firme advertência e enérgica dissuasão" aos supostos separatistas de Taiwan.

"Estas manobras centram-se principalmente em patrulhas de prontidão para combate marítimo e aéreo, na tomada conjunta da superioridade geral e no bloqueio de áreas-chave e rotas marítimas", indicou o coronel Shi Yi, porta-voz do Comando do Teatro Oriental do Exército chinês.

Nas simulações, as forças armadas chinesas "se aproximam da ilha de Taiwan de múltiplas direções", indicou Shi, ao descrever a manobra como "uma ação legítima e necessária para garantir a soberania e a unidade nacional da China".

Pequim insiste em que Taiwan é parte de seu território e, nos últimos anos, aumentou a presença de aviões de combate e navios militares ao redor da ilha para reforçar sua demanda de soberania, que Taipé rejeita.

mya-oho/je/rsc/mas/atm/rpr

Tópicos relacionados:

china exercito politica taiwan

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay