Internacional

Macron expressa apoio da França ao rei da Dinamarca

Publicidade

O presidente francês, Emmanuel Macron, expressou o apoio da França ao rei dinamarquês Frederik X nesta terça-feira (1º) "quando os ventos ruins soprarem", durante uma visita de Estado do rei a Paris, em meio ao impasse dos Estados Unidos sobre a Groenlândia. 

A Dinamarca, um país tradicionalmente considerado um aliado leal de Washington, agora se aproxima das posições sobre uma autonomia militar europeia após as insistentes exigências de Donald Trump sobre sua ilha no Ártico. 

"Quando ventos ruins sopram na Dinamarca, a França está lá", disse Macron durante um fórum econômico franco-dinamarquês em Paris. "Quando os tempos são difíceis, nós estamos um ao lado do outro", acrescentou ele, falando com o monarca. 

A França fornecerá entre 250 e 1.000 mísseis terra-ar Mistral 3 à Dinamarca, como parte de um acordo alcançado nesta terça-feira durante a visita de Frederik X, anunciou a Presidência francesa.

Oito países europeus — França, Bélgica, Chipre, Hungria, Romênia, Espanha, Eslovênia e Dinamarca — assinaram um pacto em junho de 2024 para a compra conjunta deste míssil de curtíssimo alcance, usado contra alvos aéreos. 

"Queremos criar uma Europa mais resiliente e forte para o futuro" e "estamos unidos em nosso compromisso de restaurar a paz" no continente, enfatizou o rei da Dinamarca em Paris.

cbw-vl/tjc/mb/aa/mvv

Tópicos relacionados:

armamento defesa dinamarca diplomacia eua franca

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay