Internacional

México prepara plano econômico 'abrangente' contra tarifas de Trump

Publicidade

O governo mexicano prepara um "plano abrangente" para fortalecer sua economia em resposta às tarifas alfandegárias que o presidente americano, Donald Trump, anunciará na tarde desta quarta-feira (2), disse a presidente Claudia Sheinbaum. 

O México é um dos países mais vulneráveis às tarifas de Trump, já que envia mais de 80% de suas exportações aos Estados Unidos, seu principal parceiro comercial, graças ao acordo de livre comércio T-MEC, que também inclui o Canadá. 

"O que vamos anunciar é um programa abrangente. Nosso foco é fortalecer a economia mexicana", disse Sheinbaum durante sua habitual coletiva de imprensa matinal. 

A presidente evitou fornecer detalhes do plano, mas disse que esperaria Trump anunciar as chamadas "tarifas recíprocas", ou seja, impostos sobre países que tributam exportações americanas.

"Decidimos esperar o que vão apresentar e também continuaremos dialogando com os Estados Unidos", acrescentou. 

Sheinbaum afirmou que o plano vai além das tarifas anunciadas pelo presidente americano, pois busca fortalecer indústrias, incluindo a automotiva, que pagará impostos de 25%. 

A presidente de esquerda disse que a resposta de seu governo fará parte do chamado "Plano México", um projeto com a iniciativa privada para aumentar os investimentos.

yug/jla/mr/jc/aa

Tópicos relacionados:

comercio diplomacia eeuu mexico politica taxas

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay