RARIDADE

Menina descobre tesouro de quase quatro mil anos durante passeio

Criança de três anos encontrou raro amuleto de escaravelho da Idade do Bronze durante passeio em sítio arqueológico

Publicidade

Uma criança de três anos desenterrou um tesouro antigo durante um passeio em família no sul de Israel. Ao visitar o sítio arqueológico Tel Azekah, a pequena Ziv Nitzan encontrou um amuleto de escaravelho  da Idade do Bronze. 

De acordo com a Autoridade de Antiguidades de Israel, uma agência nacional de conservação, o item pertencia a comunidades cananéias que remontam a 3.800 anos. A antiguidade foi descoberta no início de março. 

"Estávamos caminhando pela trilha, e então Ziv se abaixou — e de todas as pedras ao redor dela, ela pegou esta pedra em particular. Quando ela esfregou e removeu a areia, vimos que havia algo diferente nela", disse a irmã mais velha da criança, Omer Nitzan, à agência. A família então levou a descoberta à  Autoridade de Antiguidades. 

Após avaliação de especialistas, descobriu-se que o artefato foi criado na Idade do Bronze Médio, por volta de 2100 a 1600 a.C. Amuletos em forma de escaravelho como o que Nitzan encontrou pequenos objetos ornamentados projetados para imitar um besouro. Essas antiguidades remontam ao Egito Antigo, onde o besouro era "considerado sagrado" e visto como "um símbolo de uma nova vida" ou de Deus.

Os escaravelhos eram comuns em selos e amuletos da época, bem como sepulturas, prédios públicos e casas particulares. No local onde a criança encontrou a raridade, diversos outros artefatos históricos foram achados anteriormente, segundo os arqueólogos. 

No entanto, esses outros achados datam da Idade do Ferro, entre 1200 a.C. e 1000 d.C.  "O escaravelho encontrado por Ziv se junta a uma longa lista de achados egípcios e cananeus descobertos aqui, que atestam os laços estreitos e as influências culturais entre Canaã e o Egito durante esse período", explicaram as antiguidades.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

O amuleto será exposto em uma mostra especial de Páscoa no Campus Nacional de Arqueologia de Israel, um museu em Jerusalém, ao lado de outros itens históricos.

Tópicos relacionados:

mundo

Parceiros Clube A

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay