Internacional

Vídeo mostra últimos momentos de socorristas mortos em Gaza, diz Crescente Vermelho

Publicidade
Carregando...

Um vídeo recuperado do celular de um socorrista morto em Gaza junto com outros trabalhadores mostra os últimos momentos da equipe, de acordo com o Crescente Vermelho Palestino, com ambulâncias claramente sinalizadas e luzes de emergência piscando em meio ao disparos de armas de fogo. 

O socorrista fazia parte de uma equipe de 15 pessoas que morreram no dia 23 de março em um ataque das forças israelenses em Rafah, sul da Faixa de Gaza, de acordo com o Crescente Vermelho Palestino e as Nações Unidas.  

O Exército israelense afirmou que seus soldados "não atacaram aleatoriamente" nenhuma ambulância. Suas forças teriam disparado contra "terroristas" que se aproximavam em "veículos suspeitos", insistiu.  

Um porta-voz militar, o tenente-coronel Nadav Shoshani, disse que as tropas abriram fogo contra veículos que não tinham autorização prévia das autoridades israelenses e que estavam com as luzes apagadas.  

Mas as imagens de vídeo obtidas pela AFP neste sábado parecem contradizer as alegações dos militares israelenses, pois mostram ambulâncias viajando com faróis e luzes de emergência claramente acesas. 

A gravação, aparentemente filmada do interior de um veículo em movimento, captura um caminhão de bombeiros vermelho e ambulâncias dirigindo à noite. 

Os veículos param um ao lado do outro na beira da estrada e dois homens uniformizados saem. Momentos depois, há um intenso tiroteio. 

No vídeo, é possível ouvir as vozes de dois médicos. "O veículo, o veículo", diz um deles. "Parece um acidente", pontua outro. Uma série de tiros irrompe segundos depois e a tela fica preta.  

O vice-presidente do Crescente Vermelho Palestino, Marwan Jilani, declarou em uma coletiva de imprensa na sede da ONU em Nova York que a gravação foi recuperada do corpo de um dos trabalhadores mortos. 

Entre os óbitos estão oito funcionários do Crescente Vermelho Palestino, seis membros da agência de defesa civil de Gaza e um funcionário da agência da ONU para refugiados palestinos (UNRWA, na sigla em inglês).   

Seus corpos foram encontrados enterrados perto de Rafah no que o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) descreveu como uma vala comum. 

str-bur-jd/sag/pc/yr

Tópicos relacionados:

conflito emergencia gaza israel onu palestinos

Acesse o Clube do Assinante

Clique aqui para finalizar a ativação.

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay