x
GUARDADO DE FORMA INADEQUADA

Homem morre horas após tomar água de coco podre

Fruta foi armazenada sem refrigeração, o que foi determinante para a morte do idoso de 69 anos

Publicidade

Um idoso de 69 anos morreu horas depois de tomar água de coco que havia sido armazenada sem refrigeração. O caso foi relatado na revista científica Emerging Infectious Diseases, que não identificou a vítima nem onde a história aconteceu.

O homem era dinarmaquês e começou a apresentar sintomas três horas após ingerir a bebida. Ele começou a ter suor intenso, náusea e vômito. Além disso, ele estava confuso, com a pele pálida e não conseguia manter o equilíbrio. 

"O paciente consumiu água de coco diretamente da fruta usando um canudo. Como o sabor estava ruim, ele engoliu apenas uma pequena quantidade. Depois, abriu o coco e disse à esposa que o interior estava viscoso e parecia estragado”, relata a publicação.

De acordo com a revista, o casal comprou o coco e manteve a fruta um mês em casa, na mesa da cozinha. “Ele já havia sido previamente descascado, com o endosperma (carne do coco) visível na parte superior, facilitando o acesso aos orifícios (carpelos) e à água de coco", afirma o artigo. A recomendação é que o coco descascado seja armazenado entre 4°C e 5°C na geladeira.

Após os primeiros sintomas, o homem foi para o hospital, onde os médicos identificaram um  “um inchaço cerebral severo". No entanto, os médicos não souberam falar a causa da reação. Ele recebeu tratamento intensivo para encefalopatia metabólica(condição em que problemas metabólicos afetam o funcionamento do cérebro), mas acabou não resistindo. O paciente foi declarado com morte cerebral 26 horas após dar entrada no hospital.

Mais tarde, uma autópsia revelou fungos crescendo na traqueia do paciente. Análises feitas na fruta mostraram que o fungo Arthrinium saccharicola havia se alastrado pelo organismo do idoso. O microrganismo produz um composto tóxico que causa danos cerebrais graves.

Siga nosso canal no WhatsApp e receba notícias relevantes para o seu dia

A recomendação é que cocos abertos (ou seja, com a carne branca exposta ou parcialmente descascada) sejam mantidos na geladeira, entre três e cinco dias. Quando inteiros e fechados podem ser guardados em temperatura ambiente por alguns meses.

Tópicos relacionados:

contaminacao mundo saude

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay