Reservas de gás de xisto são encontradas em província no sul da Argentina
compartilhe
Siga noA empresa de energia argentina Pan American Energy (PAE) encontrou gás de xisto na província de Chubut (sul) e investirá 250 milhões de dólares (R$ 1,46 bilhão) no projeto, disse o governador Ignacio Torres.
O gás de xisto foi encontrado na jazida do Cerro Dragón, em uma zona de exploração de petróleo convencional que estava "em declínio", acrescentou Torres.
O tipo de hidrocarboneto encontrado é similar ao extraído em Vaca Muerta, uma jazida que se estende por 30.000 km² em quatro províncias do centro-sul argentino e que multiplica por dez as reservas atuais do país.
"Há uma questão natural, geológica, contra o que não se pode ir, que basicamente tem a ver com a maturidade da bacia. Nesse momento, pensou-se na possibilidade de explorar o não convencional", explicou Torres em declarações à rádio local La Red, sobre o acordo com a PAE para começar a prospectar a área.
No primeiro poço exploratório dos cinco projetados confirmou-se o que Torres denominou como a "bênção" da existência de gás na rocha matriz, a menos de 3.500 metros de profundidade e abaixo de onde fica o petróleo convencional.
"O resultado no primeiro poço já é uma realidade, embora falte explorar os outros quatro, e o 'shale gas' [gás de xisto] será explorado em outra província além de Vaca Muerta", completou.
O acordo com a PAE contempla uma redução em três pontos percentuais dos royalties pagos a Chubut, de 12% para 9%, para "melhorar a concorrência" e o compromisso da empresa em investir US$ 250 milhões para a reconversão da área para a exploração e extração não convencional.
nb/sa/ag/mvv/rpr