Internacional

Putin propôs congelar linha de frente na Ucrânia (Financial Times)

Publicidade

O presidente Vladimir Putin propôs aos Estados Unidos frear a invasão da Ucrânia pela Rússia e congelar a linha de frente, publicou nesta terça-feira o jornal britânico Financial Times.

Washington tenta fazer a mediação para encerrar o conflito, iniciado há mais de três anos. Segundo o jornal britânico, que cita "pessoas familiarizadas com o assunto", Putin fez a proposta no começo do mês, durante uma reunião em São Petersburgo com o enviado americano Steve Witkoff.

Cessar as hostilidades e congelar a linha de frente significaria uma renúncia pela Rússia ao controle total das regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia, das quais já ocupa grandes setores.

Segundo as fontes citadas pelo jornal, Putin exigiu, em troca, que os Estados Unidos aceitem o reconhecimento da soberania russa sobre a Crimeia, anexada em 2014, e o compromisso de não adesão da Ucrânia à Otan.

Kiev e seus aliados europeus reivindicam o retorno às fronteiras ucranianas anteriores a 2014, uma posição que o secretário de Defesa americano, Pete Hegseth, considerou "não realista" em fevereiro.

bur-roc/tmt/dbh/dga/lb

Tópicos relacionados:

conflito eeuu rusia ucrania

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay