A terceira onda de calor do ano de 2024 deve atingir algumas regiões do Brasil entre 11 e 15 de março. Com isso, na próxima semana as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média em alguns estados.
Segundo a plataforma Climatempo, o ar quente ganha força no Chaco Paraguaio, uma região árida do país vizinho, e no norte da Argentina ao longo da próxima semana. O fenômeno vai gerar um sistema de alta pressão nos níveis médios da atmosfera, o que favorece a manutenção do ar quente e dificulta a formação de nuvens de chuva.
A onda de calor poderá ocorrer na região oeste do sul do Brasil, sudoeste do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo, regiões em que as temperaturas devem superar os 5ºC acima da média. De acordo com a Organização Meteorológica Mundial, uma onda de calor se configura quando as temperaturas permanecem maiores do que 5ºC acima da média por cinco dias consecutivos.
No sul do Brasil, no Mato Grosso do Sul, na parte sul do Mato Grosso, no triângulo mineiro, no sul do Rio de Janeiro e em grande parte de São Paulo, são esperadas temperaturas entre 3ºC e 5ºC acima da média. Isso não caracteriza necessariamente uma onda de calor, mas se aproxima.