A Gol suspendeu a venda do serviço de transporte de animais por 30 dias, impedindo que as viagens ocorram no porão dos aviões. A decisão ocorreu após a morte de um cachorro da raça Golden Retriever, depois de uma falha no transporte aéreo.

 

Na segunda-feira, Marcia Martin e João Fantazzini compartilharam nas redes sociais que Joca, um Golden Retriever de 4 anos, morreu após um voo pela companhia aérea. O cão embarcou em Guarulhos (SP), com destino a Sinop (MR), mas foi parar em Fortaleza. Ao constatarem o erro, a empresa enviou o animal para Guarulhos, mas ele chegou morto ao local.

 

 

Segundo a família de tutores, a Gol não chamou um veterinário para avaliar Joca antes da segunda viagem. Mãe e filho também dizem que o cachorro ficou dentro do canil, na pista, sob o sol. “Olha aqui, cachorro do meu filho, saiu para ir para Sinop, um irresponsável enviou ele para Fortaleza, não contente, mandaram de voltar sem nenhuma avaliação de um veterinário, o cachorro está aqui dentro, morto. Eles mataram um Golden de 4 anos”, diz Márcia em vídeo que viralizou nas redes sociais.

 

 

João compartilhou fotos com o pet no Instagram e afirmou que ele foi assassinado. "O meu amor foi assassinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo. Eu me lembro do dia que eu te peguei e a nossa conexão foi momentânea. Meu filho, me perdoa por ter sido egoísta de querer você ao meu lado. Você é o amor da minha vida para sempre. Minha saudade vai ser diária. Saudades de dar a sua maçã toda manhã, levar você para a piscina e de cuidar de você diariamente. Obrigado por tudo meu companheiro", escreveu.

 

 

O Golden Retriever tem raízes na Escócia, onde foi desenvolvido no final do século XIX, a partir do cruzamento de um cachorro retriever wavy com uma tweed water spaniel (raça que não existe mais). A pelagem densa e impermeável é uma marca registrada. Considerado de grande porte, o cachorro é muito forte e peludo. Muito ativos e robustos, esses cachorros precisam fazer pelo menos 40 minutos de exercícios físicos diários. Sua expectativa de vida é de 12 anos, mas com cerca de 8 anos de idade eles já costumam ter a face coberta de pelos brancos. A altura média da raça pode chegar a 61 cm, e o peso, a 32 kg.

 

 

Conhecido por sua personalidade amigável, o cachorro é visto como um cão de família, convivendo bem com crianças e outros animais de estimação. Quando filhotes são mais agitados e costumam aprontar mais, mas, na vida adulta, são obedientes e companheiros. São cães que adoram água, já que foi inicialmente criado para recuperar presas abatidas em caças aquáticas.

 

 

Essa raça pode ter propensão a ter catarata, atrofia progressiva da retina e displasia coxofemoral, doenças ligadas a fatores genéticos. A mais comum é a displasia coxofemoral, doença que pode causar muito desconforto ao cão. Trata-se de uma má-formação na articulação localizada entre o osso pélvico e o fêmur do Golden. Embora possa aparecer no decorrer da vida do animal, dependendo de alguns fatores, na maioria dos casos ela é hereditária. Alguns fatores podem contribuir para essa doença, como o excesso de atividades físicas.

 

 

Outros problemas comuns são câncer, displasia de cotovelo, problemas ortopédicos, doenças oftalmológicas e cardíacas, alergias, hipotireoidismo, doenças auto-imunes e torção gástrica, por exemplo.

 

 

É uma raça que exige atenção, escovações semanais, ração de boa qualidade e exercícios. É também importante a prevenção de problemas articulares. No geral, um filhote Golden Retriever custa entre R$4.500 e R$6.500 reais.

 


Posicionamento da Gol


A Gol admite que houve uma falha operacional no transporte de Joca e lamentou o ocorrido. A empresa ainda destaca que o cão recebeu cuidados, mas que, logo após o pouso em Guarulhos, foi constatada a morte do cachorro. Uma sindicância interna foi instaurada para apurar o ocorrido.

Leia a nota da Gol na íntegra:

 

"A GOL lamenta profundamente o ocorrido com o cão Joca e se solidariza com a dor do seu tutor. A Companhia informa que o cão Joca deveria ter seguido para Sinop (OPS), no voo 1480 do dia 22/04, a partir de Guarulhos (GRU), porém, por uma falha operacional o animal foi embarcado em um voo para Fortaleza (FOR).

 

 

Assim que o tutor chegou em Sinop, foi notificado sobre o ocorrido e sua escolha foi voltar para Guarulhos (GRU) para reencontrar o Joca.

 

 

A equipe da GOLLOG na capital cearense desembarcou o Joca e se encarregou de cuidar dele até o embarque no voo 1527 de volta para Guarulhos (GRU). Neste período, foram enviados para o tutor registros do Joca sendo acomodado de volta na aeronave. Infelizmente, logo após o pouso do voo no aeroporto de Guarulhos (GRU), vindo de Fortaleza, fomos surpreendidos pelo falecimento do animal.

 

 

A Companhia está oferecendo todo o suporte necessário ao tutor e a apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com prioridade total pelo nosso time. Nos solidarizamos com o sofrimento do tutor do Joca. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente a perda do seu animal de estimação."

 

compartilhe