
Jacaré é visto em meio à enchente de Porto Alegre
Recomendação é de que a população mantenha distância das áreas alagadas na região onde o réptil foi avistado
Mais lidas
compartilhe
Siga noA Prefeitura de Porto Alegre confirmou que um jacaré foi visto pela população na avenida Getúlio Vargas, no bairro de Menino Deus, na manhã desta terça-feira (7/5). A informação foi divulgada pelo biólogo Theo Vieira, colaborador da Fauna Silvestre da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus).
Em nota para o Correio do Povo, a pasta informou que trata-se de um animal de pequeno porte e que um biólogo voluntário já está na região realizando o monitoramento dos deslocamentos do animal. “A Smamus ressalta que a água é o habitat natural do jacaré, assim como de cágados e outras espécies que podem aparecer neste momento de cheia histórica do Guaíba”, disse a pasta em nota.
- Bombeiros de MG relatam dificuldade em resgatar corpos soterrados no RS
- Chuva no Sul do país acende alerta em Minas
No Instagram, o biólogo Theo Vieira reforçou que a informação é verídica e alertou a população. “Tudo que parecer um tronco boiando, considera um jacaré e não chegue perto! Eles estarão procurando por margens... que agora são nossos muros… Quem avistar pode informar o endereço pra mim que estou em contato direto com a Secretaria de Meio ambiente de Porto Alegre”, disse Theo.
Ver essa foto no Instagram
Ainda em comunicado, a pasta informou que o animal não é agressivo e apenas ataca se for para se defender. “Assim como nós, humanos, os animais também estão enfrentando situações estressantes neste momento, portanto, evite a aproximação e não agrida a nossa fauna. Neste momento todos servidores estão trabalhando, seja atendendo desabrigados, resgatando bichos selvagens em áreas secas ou outras emergências. Jacaré, na água, é mais difícil de remover – todos barcos estão focados em transportar pessoas e mantimentos. Reforçamos que não é para ter pessoas em áreas alagadas”, disse.
Recomendação é de que a população mantenha distância das áreas alagadas na região onde o réptil foi avistado. O Correio enviou uma demanda para o órgão responsável, mas até a publicação desta matéria não teve retorno.
07/05/2024 - 10:52 Conheça o maior navio de guerra da América Latina que vai ajudar RS 07/05/2024 - 13:02 Jornalista sai de rádio ao vivo para retirar carro de rua alagada em Porto Alegre 07/05/2024 - 13:35 RS: Protetora se recusa a sair de telhado sem seus 33 animais resgatados