Voluntário procura pessoas que precisam de resgate em área alagada no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em 8 de maio de 2024 -  (crédito: Anselmo CUNHA/AFP)

Voluntário procura pessoas que precisam de resgate em área alagada no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, em 8 de maio de 2024

crédito: Anselmo CUNHA/AFP

Áreas nunca alcançadas por inundações na história do Rio Grande do Sul devem ser atingidas nos próximos dias, de acordo com previsão do MetSul Meteorologia. As cidades de Pelotas e Rio Grande devem ser as mais afetadas nesta nova crise de enchentes.

 

Essas novas enchentes vão ocorrer pela cheia da Lagoa dos Patos, que recebe as águas do rio Guaíba. A água deve chegar inclusive ao centro de Pelotas, local que nunca chegou antes, segundo o MetSul.

 

 

Em Pelotas, a prefeitura divulgou uma imagem com as áreas de risco de inundação na cidade. A cidade de Rio Grande também está na zona de risco de novas inundações.

 

 

Com o grande volume de águas, é provável que o tamanho das lagoas se expanda e ocorra a "união" das lagoas dos Patos e Mirim em uma única e grande massa d’água.