RIO GRANDE DO SUL

Diretor da ANTT desmente boatos de que caminhões estão sendo barrados no RS

Rafael Vitale afirmou que, de oito mil veículos que seguiram para a capital gaúcha, apenas seis foram autuados, mas que terão as multas anuladas

Publicidade

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, usou as redes sociais nesta quarta-feira (8/5) para desmentir as alegações de que o caminhões com doações para os afetados do Rio Grande do Sul foram barrados. Contudo, ele reconheceu que seis veículos, entre quase oito mil, foram autuados, mas que as multas não serão aplicadas.

"A ANTT já vinha adotando a flexibilização para o fluxo de veículos de carga que transportavam donativos para o Rio Grande do Sul", afirmou Vitale.

O Posto de Fiscalização de Araranguá, na divisa de Santa Catarina, passaram 7.928 veículos de carga sendo que nenhum deles foi retido ou barrado.

Contudo, Vitale reconheceu que dentre estes caminhões, seis foram multados, mas que, devido a situação de calamidade que atinge o estado gaúcho, as penalidades serão invalidadas.

"Houve casos isolados de autuação por excesso de peso, na balança de Araranguá, que não se tornaram multas e serão devidamente anulados", comentou.

Uma série de influencers e políticos de extrema-direita usaram suas redes sociais para divulgar informações falsas de que caminhões com doações estavam sendo barrados.

Um dos principais propagadores das notícias falsas, o coach Pablo Marçal, é alvo de ação da Advocacia-Geral da União (AGU) pela prática.

A AGU alertou que a prática atrapalha o resgate dos atingidos pelas enchentes e desestimula a doação de roupas, remédios, alimentos e água potável pela população.

Tópicos relacionados:

antt enchente rio-grande-do-sul

Acesse sua conta

Se você já possui cadastro no Estado de Minas, informe e-mail/matrícula e senha. Se ainda não tem,

Informe seus dados para criar uma conta:

Digite seu e-mail da conta para enviarmos os passos para a recuperação de senha:

Faça a sua assinatura

Estado de Minas

Estado de Minas

de R$ 9,90 por apenas

R$ 1,90

nos 2 primeiros meses

Aproveite o melhor do Estado de Minas: conteúdos exclusivos, colunistas renomados e muitos benefícios para você

Assine agora
overflay