Subiu para 30 o número de cidades que decretaram emergência no Maranhão devido às fortes chuvas que atingem todo o estado. A informação foi confirmada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil em nota ao Correio, nesta quinta-feira (9/5).
Ao todo, 1.031 famílias estão desabrigadas e 2.909 desalojadas. Além disso, no município de Santa Inês já foi decretado estado de calamidade pública.
As fortes chuvas no Maranhão desde abril têm provocado a cheia em rios do estado. Ainda segundo a Defesa Civil, as famílias estão sendo auxiliadas nas retiradas das áreas de risco pelas coordenadorias municipais da Defesa Civil e também com a distribuição de refeições fornecidas pela rede de restaurantes populares do Governo do Estado.
Confira a lista dos 30 municípios afetados:
- Formosa da Serra Negra
- São Roberto
- São João do Sóter
- Tuntum, Monção
- Pindaré-Mirim
- Conceição do Lago Açu
- Lago da Pedra
- Lagoa Grande do Maranhão Carutapera
- Governador Nunes Freire
- Boa Vista do Gurupi
- Trizidela do Vale
- Cantanhede
- Palmeirândia
- Bacabal
- Jenipapo das Vieiras
- Cachoeira Grande
- Buriticupu
- Arari
- Satubinha
- Anapurus
- Grajaú
- Barreirinhas
- Colinas
- Matões do Norte
- Pedro do Rosário
- Peri Mirim
- Tufilândia
- Barra do Corda
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), as cidades com reconhecimento federal de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de Defesa Civil. A solicitação pelos municípios em emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
A Defesa Civil ainda reforça que, em casos de chuvas intensas, a população mantenha distância segura de trechos afetados ou em que o solo esteja encharcado — o que aumenta o risco de desmoronamentos e deslizamentos. Em casos de alagamentos, a população deve procurar um lugar seguro e acionar o serviço de emergência pelo 193.
*Estagiária sob supervisão de Mariana Niederauer