De acordo com a Defesa Civil, 437 dos 497 municípios do Rio Grande do Sul relataram algum problema relacionado aos temporais da última semana. -  (crédito: divulgação)

Risco é derivado da previsão de mais chuvas, a permanência das inundações no estado, além dos acumulados de chuva dos últimos dias

crédito: divulgação

Quase todo o Rio Grande do Sul está sob possibilidade muito alta de novas inundações e/ou enxurradas - ocorrências hidrológicas -, neste domingo (12/5), de acordo com boletim do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

 

Dentro dessa área de risco está a região metropolitana de Porto Alegre e as regiões Noroeste, Centro-Ocidental, Nordeste, Sudeste e Sudoeste. O risco é derivado da previsão de mais chuvas, a permanência das inundações no estado, além dos acumulados de chuva dos últimos dias e das condições de saturação do solo, aponta o Cemaden.

 

 

Somente a região Centro Ocidental do estado escapa da classificação "muito alta", mas, ainda assim, encontra-se sob possibilidade alta de ocorrências hidrológicas.

 

 

O Sul Catarinense, na área litorânea, também se encontra sob possibilidade alta.

 

O Cemaden também aponta uma probabilidade alta de deslizamentos - movimentos de massa - nas regiões Nordeste e Centro-Oridental do Rio Grande do Sul e na região metropolitana de Porto Alegre.

 

Segundo o centro, "há possibilidade de deslizamentos de terra esparsos, especialmente 'quedas de barreira' à margem de estradas e rodovias e reativação dos deslizamentos já registrados".

 

Por fim, há probabilidade moderada de deslizamentos na regiões Centro-Ocidental e Noroeste do estado e também no Sul Catarinense.