Golpe tem sido usado para atrair estudantes que vão se inscrever no Enem -  (crédito: Reprodução)

Golpe tem sido usado para atrair estudantes que vão se inscrever no Enem

crédito: Reprodução

Um golpe tem sido usado para atrair estudantes que vão se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O site falso tem funcionalidades parecidas com o verdadeiro, mas sem o domínio “.gov.br”, que é o oficial dos órgãos federais. 


Outra diferença é que os golpistas pedem que o estudante somente digite o CPF, enquanto o site oficial tem dois botões de acesso no chat: conta “gov.br” e “inscrição”.

 


Enem 2024


A edição de 2024 do Enem será aplicada em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia do exame, as provas são de linguagens, códigos e suas tecnologias, além da redação e ciências humanas e suas tecnologias. A aplicação terá 5 horas e 30 minutos de duração.

 

Inscrição


O período de inscrição para o Enem 2024 começou na última segunda-feira (27/5) e segue até 7 de junho. A inscrição é feita através da Página do Participante do Enem, com CPF do estudante e senha do portal do governo federal Gov.br.

 

O valor da taxa continua em R$ 85, pagável por boleto (gerado na Página do Participante), pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança (a depender do banco). Para pagar por pix, basta acessar o QR code que consta no boleto.


De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – que é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pela organização do Enem –, o pagamento da taxa de inscrição deve ser efetuado a partir do dia 27 de maio até 12 de junho.


O resultado das solicitações de isenção da taxa foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. A aprovação da isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente. É necessário que o interessado se inscreva para participar do exame.