O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul para ajudar os municípios gaúchos afetados pelas fortes chuvas que atingem o estado. Até a manhã desta quarta-feira (1/5), pelo menos oito pessoas morreram por conta das chuvas e 21 pessoas estão desaparecidas.

 

 

Segundo Lula, ele conversou com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), na noite dessa terça-feira (30/4), para tratar do apoio do governo federal aos municípios atingidos. Lula também informou que acionou as equipes dos ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional, da Defesa e da Secretaria de Comunicação Social para apoiar a população afetada.

 



 

 

"Conversei por telefone com o governador gaúcho, Eduardo Leite, e coloquei o governo federal à disposição do Rio Grande do Sul que novamente sofre com as fortes chuvas. Falei com os ministérios da Integração, da Defesa e com o ministro Paulo Pimenta (da Secom), e, no que for necessário, governo federal irá se somar aos esforços do governo estadual e prefeituras para atravessarmos e superarmos mais esse momento difícil, reflexos das mudanças climáticas que afetam o planeta", escreveu o presidente no X (antigo Twitter), na noite dessa terça-feira. 

 

 

Leite pediu "urgência" ao governo federal

O governador Eduardo Leite (PSDB) havia pedido "urgência" ao presidente Lula na ajuda federal às cidades gaúchas afetadas pelo temporal.


"Por favor, envie imediatamente todo o apoio aéreo possível para o RS. Precisamos resgatar já centenas de pessoas em dezenas de municípios que estão em situação de emergência pelas chuvas intensas já ocorridas e que vão continuar nos próximos dias", escreveu Leite antes da conversa com o presidente, nessa terça-feira.

 

compartilhe