O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre (RS), vai ficar fechado por tempo indeterminado em decorrência dos temporais que atingiram a capital gaúcha ao longo da última semana. A previsão era que as operações fossem retomadas nesta sexta-feira (10/5), mas a ampliação do prazo foi confirmada nesta segunda-feira (6/5) pela Fraport Brasil, concessionária do terminal.
O aeroporto de Porto Alegre está submerso pela enchente que assola a cidade desde a última sexta (3/5), quando foi fechado. No local permanecem apenas equipes de segurança e gestão do sítio aeroportuário. Em nota, a concessionária informou a continuidade da suspensão das atividades e pediu aos passageiros que entrem em contato com a sua companhia aérea para mais informações sobre os voos.
“A Fraport Brasil informa que as operações no Porto Alegre Airport seguem suspensas por tempo indeterminado. Para cumprir a legislação aeroportuária, hoje (6/5), foi emitido um NOTAM (Notice to Airman) com data final em 30/5, que se trata de um documento, reconhecido internacionalmente, que tem a finalidade de divulgar alterações e restrições temporárias que possam ter impacto nas operações aéreas. Este aviso se destina às empresas e instituições relacionadas à aviação e pode ser alterado a qualquer momento. Esclarecemos que não há previsão de retomada das operações”, diz a nota do site da Fraport.
Em comunicado também publicado nesta segunda (6), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) informou que suas associadas "cancelaram os voos com origem e/ou destino para Porto Alegre e flexibilizaram as regras de remarcação e reembolso". A Abear orienta os passageiros a entrarem em contato com a companhia aérea para remarcação ou reembolso dos bilhetes com origem e/ou destino para a capital gaúcha.
De acordo com a associação, os aeroportos das cidades de Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santo Ângelo seguem em operação, mas podem ter suas atividades impactadas pelas condições meteorológicas no estado.